terça-feira, 31 de outubro de 2023

'The Devil That Wears My Face' é como O Exorcista encontra A Outra Face, e é realmente assustador.


O escritor de 'The Devil That Wears My Face', David Pepose, fala com Newsarama sobre como ele e o artista Alex Cormack estão adotando um novo ângulo sobre o gênero exorcismo.

Estamos chegando ao ápice da temporada assustadora, e para aqueles que estão atrás de uma comédia cheia de terror com alguns truques na manga. O título da Mad Cave do escritor David Pepose e do artista Alex Cormack, 'The Devil That Wears My Face', foi uma surpresa aterrorizante e tentadora.

Apoiado por fortes críticas e boca a boca, 'The Devil That Wears My Face' provoca uma coceira específica para os fãs de ação e terror, misturando a tensão da troca de corpo de A Outra Face com o horror corporal de O Exorcista, tudo embrulhado em algumas das melhores artes de terror nas arquibancadas no momento.

Tive a oportunidade de conversar com o escritor David Pepose após o lançamento da primeira edição de 'The Devil That Wears Me Face', investigando não apenas os detalhes básicos da história e seu cenário histórico, mas também os marcos de David no gênero de terror, e claro, a arte arrepiante de Alex Cormack.


George Marston para Newsarama: David, nos conhecemos muito bem e às vezes conversamos sobre o trabalho de seu criador. Eu sei que você já queria contar uma história de terror há algum tempo. O que fez de 'The Devil That Wears My Face' o projeto certo para começar no gênero?

David Pepose: Eu me envolvi com horror em pequenos pedaços. Eu fiz uma história na antologia de terror de 'Nightmare Theatre', e uma em 'Cthulhu Is Hard To Spell'. E eu fiz um anual do Hulk no estilo filmagem encontrada no início deste ano. Mas eu queria fazer algo maior no gênero terror. Minhas duas primeiras HQs foram HQs policiais. Eu me envolvi com fantasia, ficção científica e até mesmo quadrinhos para todas as idades com minha HQ publicada por mim mesmo, 'Roxy Rewind', então o terror parecia a peça que faltava.

Então, há cerca de dois anos, Mark London e Chris Fernandez da Mad Cave me encurralaram na Comic Con de Nova York e disseram: "Nós realmente queremos que você se junte a nós na Mad Cave. Temos um grupo de criadores que você realmente respeita e que estão se juntando a nós, como Cullen Bunn, Steve Orlando e Chris Sebela." Assim que começamos a conversar, todos nós gravitamos em torno de 'The Devil That Wears My Face' muito rapidamente.

Para quem não conhece a HQ, 'The Devil That Wears My Face' é a história do padre Franco Vieri, um padre do Vaticano do século XVIII que enfrenta uma profunda crise de fé. Quando seus superiores no Vaticano o enviam para a Espanha para realizar um exorcismo no filho de um nobre, o tiro sai pela culatra e Vieri acaba preso no corpo de um estranho, enquanto o corpo de Vieri foi sequestrado pelo demônio bíblico conhecido como Legião. Portanto, Vieri terá que cavar bem fundo se quiser escapar das atuais circunstâncias e recuperar seu corpo antes que o diabo incendeie Roma.


Para mim, o que é emocionante nisso é ser capaz de lidar com o terror, mas também o aspecto da troca de corpos é algo que eu queria usar há algum tempo. Adoro a forma como essas histórias acabam sendo estruturadas, onde você tem dois protagonistas cujas histórias são paralelas, nem sempre estão na mesma sala, mas é inevitável que se impactem, e aí você os tira de seus cantos separados e as faíscas começam a voar. Então, sim, eu estava muito animado para juntar o chocolate e a manteiga de amendoim, por assim dizer, e realmente verificar duas grandes coisas da minha lista de desejos e combiná-las em uma história realmente divertida.

Newsarama: Uma coisa que é realmente interessante para mim nesta história é que ela está muito fundamentada no catolicismo, especialmente na história do catolicismo em uma determinada época. Agora, você é um judeu praticante, então até onde você foi na toca do coelho do catolicismo com essa história? Como você encontrou maneiras de se conectar com uma religião que não pratica?

David Pepose: Rapaz, você sabe, é uma daquelas coisas. Eu sempre brinco que a culpa judaica e a culpa católica realmente se dão bem, temos muitas sobreposições. E estou noivo de alguém que foi criado como católico praticante, então passei muito tempo consultando ela e meus sogros, que estudaram em uma escola católica enquanto cresciam, e tentando ter certeza de que estou fazendo tudo certo.

Mas também pesquisei bastante sobre o gênero exorcismo, coisas como O Exorcista, O Exorcismo de Emily Rose, A Autópsia de Jane Doe e até A Possessão com Jeffrey Dean Morgan, que é uma história de possessão judaica. Achei que foi uma sobreposição divertida.

O que aconteceu foi que eu realmente queria aprender as diferenças entre o judaísmo e o catolicismo. Além do óbvio, é claro. Mas coisas como a forma como as pessoas interagem com a igreja e umas com as outras no contexto da sua religião têm sido um ponto interessante de conversa para mim em casa com a minha noiva, aprendendo mais sobre a educação um do outro. Eu realmente confiei nela para me verificar muito.


Também fiz muitas pesquisas sobre a história da própria Igreja Católica, desde o seu início. Acabamos chegando à década de 1740 como marco temporal para a história, porque é um ponto de pressão da vida real na história da igreja. O Papa Clemente era um verdadeiro papa, estava cego e acamado, conduzindo os assuntos da igreja ao lado de sua cama. As finanças da igreja estavam em frangalhos. Houve alvoroço no gueto romano. Parecia um belo momento de barril de pólvora para construir nosso andaime.

Newsarama: É interessante que você tenha mencionado todos aqueles filmes de exorcismo, porque sinto que existem alguns tropos visuais comuns entre os filmes que você adota, mas você também tem alguns visuais únicos e impressionantes graças a Alex Cormack, que faz toda a arte de lápis a cores. Quão próximos vocês trabalharam no desenvolvimento dos visuais de Legião? De onde veio a inspiração para isso?

David Pepose: Alex e eu colaboramos muito. Estamos conversando com cada página, cada design. Foi muito divertido ir e voltar com ele no design dos personagens. Mas no que diz respeito ao vocabulário visual de Legião, o vilão da peça, é uma composição de 1000 demônios. E então pensei que uma maneira legal de representar isso seria se a própria sombra dele tivesse todos esses olhos olhando para você.

Alex fez um ótimo trabalho com isso. Ele falou no passado sobre não querer que parecesse um monte de olhos arregalados, então ele trabalhou muito para garantir que isso não acontecesse.

Esta HQ também é uma espécie de menu degustação de terror. Somos capazes de adicionar violência e horror corporal apenas à ação e à malevolência. Ele está me enviando páginas que eu nem esperava que fossem uma sequência assustadora.

Alex está no auge de seus poderes nesta HQ. E vendo a maneira como ele aborda o assunto com tanto entusiasmo, especialmente os elementos históricos, bem como a atuação e o clima, ele é realmente o colaborador perfeito para esta HQ. Mesmo que 'The Devil That Wears My Face' não tivesse diálogo, eu diria que vale a pena o preço do ingresso só para ver Alex realmente flexionar seus músculos.

Newsarama: Conversamos sobre o lado da história da troca de corpo, mas o que há no exorcismo e na possessão que você acha tão especificamente atraente? O que você vê como o núcleo assustador do conceito?


David Pepose: Eu acho que o ponto mais assustador é que você não tem mais controle sobre seu próprio corpo e tem uma entidade malévola no banco do motorista. É como ver alguém dirigindo um carro de forma imprudente, sem se importar com quem ou o que atropelou. Mas em vez de um carro, é o seu corpo, e você não tem qualquer controle sobre se sairá inteiro dessa situação.

Isso, e a crueldade. A crueldade é o ponto, seja crueldade com o anfitrião ou com qualquer pessoa ao seu redor. E esse sadismo é internalizado com a própria possessão.

Acho que essa é provavelmente a principal diferença desta HQ em comparação com a maioria das ficções de exorcismo: em muitas histórias de exorcismo, o demônio não tem razão para ser sutil. O demônio faz questão de deixar as pessoas saberem que ele está no corpo dessa pessoa. Mas nesta história, estamos vendo esse demônio se encontrar em uma posição privilegiada no corpo dessa pessoa que tem muito acesso sensível. Seria fácil destruir uma série de espectadores inocentes, mas neste caso Legião está de olho em um prêmio maior.

Newsarama: Essa ideia de um demônio pegando não apenas seu corpo, mas sua vida e fazendo o que quiser com ele está bem ali no título, 'The Devil That Wears My Face'. Falando nisso, adorei a queda do título no diálogo. Isso pareceu um aceno ao gênero de terror mais amplo e seus tropos familiares. Quão consciente você está de garantir que esta HQ seja visto não apenas como uma história em quadrinhos de terror, mas como uma história diretamente no gênero de terror?

David Pepose: Ah, definitivamente. O título é tão dramático. Acho que ultimamente tem sido uma tendência fazer títulos mais longos e floridos. Já ouvi de alguns cantos que melhora o SEO, não sei. Acho que apresenta um clima. Já vi tantos títulos como esse por aí que pensei que seria legal fazer algo assim.

Mas tendo um título tão florido como “The Devil That Wears My Face," senti que tínhamos que colocar isso no roteiro em algum lugar. Achei que era um botão muito legal para a primeira edição, para realmente mostrar que Vieri está realmente nisso agora e para trazer alguma compreensão do que o título realmente significa.

Não creio que tenha sido particularmente sutil em relação às minhas influências, mas a questão é que há tantas pessoas conferindo isso logo nas arquibancadas, porque dizem: "Ah, quadrinhos exorcistas, quero ler uma história em quadrinhos sobre exorcismo," ou são atraídos pela capa principal de Alex ou pela capa variante de Maan House. E eles leem e veem que também é como A Outra Face ou algo assim. Então, sim, foi uma ótima maneira de reforçar o conceito completo, caso você não tenha entendido antes.


Newsarama: Nós nos conhecemos há muito tempo, assistimos muitos filmes e lemos muitos quadrinhos juntos, e algo que sei sobre você é que você realmente tem um nível bastante alto de terror. O que constitui uma ótima história de terror para você? Tipo, o que coloca uma história de terror na conversa ao lado de histórias de outros gêneros?

David Pepose: Rapaz, essa é uma ótima pergunta. Você sabe, eu acho que para mim, é sobre a ameaça. Parece particularmente visceral? É algo que evoca uma verdadeira sensação de terror e pavor em seus personagens principais?

Acho também que ter um personagem principal no qual você possa projetar também é uma boa ideia. Meu filme de terror favorito de todos os tempos é Extermínio, porque você pode ver, tipo, não apenas esses personagens que estão morrendo de medo, mas você pode ver por quê.

Também aprecio frequentemente filmes de terror que são um pouco mais lentos e criam aquela sensação de humor e tensão. Como a Mosca com Jeff Goldblum. Eu adoro aquele filme.

Newsarama: Esse é um dos meus favoritos.

David Pepose: Você sabe, aquele filme cruza muitos gêneros. Há horror corporal no centro. Mas também há ficção científica popular e até mesmo esse tipo de veia erótica muito lasciva. Gosto de terror que dá uma grande guinada, seja nos temas, seja na apresentação.

A ideia legal sobre o terror como gênero para mim é que pode ser o gênero mais flexível que existe. Acho que a ficção científica é muitas vezes difícil de reprimir porque pode ser muito vaga ou pode ser meio ornamental. Mas o terror pode ser algo independente ou pode ser uma espécie de chocolate e manteiga de amendoim com qualquer outro gênero. E há tantos tons diferentes, seja para esse pavor arrepiante ou para o máximo, como um matadouro, uma vibração sangrenta.

Newsarama: Algo que acho interessante sobre Extermínio e A Mosca é que ambos são filmes de terror movidos por relacionamentos muito humanos, em sua essência. Você poderia eliminar os elementos de terror e ainda haveria uma história de drama humano. Como você traz isso para 'The Devil That Wears My Face'?

David Pepose: Ótima pergunta. Acho que é realmente uma história sobre relacionamentos. Há Vieri e o seu mentor, o Cardeal Pentecostes, que é o chefe do Colégio dos Cardeais, esta importante figura de autoridade no Vaticano. Vieri voltando tão mudado depois do exorcismo será um grande ponto de discórdia na política do Vaticano.

Há também Maria, a atendente do Castelo de Lázaro, onde Vieri está preso, que vai se tornar a namorada de Vieri na sexta-feira ao longo da HQ. Ela está apaixonada por Santiago, o cara cujo corpo e consciência de Vieri está presa, e ela é a única que acredita nele.


E vamos cavar em Santiago também. Qual é o problema desse cara? Como ele ficou possuído para começar? Seu pai, Hugo, também terá um fator muito importante na história, já que Vieri está preso no corpo do filho. Essa ideia é ultrajante e ofensiva para Hugo. Portanto, antes que Vieri e Maria possam enfrentar Legião, eles terão que passar por Hugo.

Newsarama: Então, olhando para a edição #2, para não estragar nada, mas o que você acha que realmente fará a pele das pessoas arrepiar?

David Pepose: Nossa, essa é uma grande edição. As pessoas vão perceber que não estamos brincando com esta HQ. Você terá que esperar para ver exatamente o que está acontecendo, mas há alguns momentos em que Legião é completamente depravado. Acho que esses são meus momentos favoritos. [risos]

Em termos da história em si, da estrutura de tudo, Legião e Vieri, nem sempre estão no mesmo lugar ao mesmo tempo. Mas mantê-los separados é como tentar manter os ímãs separados, você pode senti-los tentando se unir novamente. Então, quando isso inevitavelmente acontecer, a segunda rodada não será parecida com a primeira. E não acho que seja muito estragador dizer que também haverá uma terceira rodada.

Newsarama: O que mais você quer que os fãs saibam sobre 'The Devil That Wears My Face'?

David Pepose: Você sabe, se você é fã de O Exorcista, A Outra Face, O Conde de Monte Cristo, histórias como essa, há muito o que amar em 'The Devil That Wears My Face'. Acho que este é um ângulo realmente interessante, pois somos capazes de adotar uma abordagem orientada para a ação em uma história de exorcismo e possessão, sem economizar no pavor e no terror. E há também o ângulo histórico.

E, claro, Alex Cormack está apenas fazendo o trabalho de sua carreira. Acho que ele é um dos principais artistas de terror de sua geração. É realmente diferente de tudo nas arquibancadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.