quinta-feira, 15 de abril de 2021

A próxima HQ de "Shadowman" é "construir uma nova mitologia" para o lado sobrenatural da Valiant.

 













O clássico herói da Valiant Comics retorna com uma nova arma exclusiva e um novo aliado (um ex-inimigo)

O assustador herói "Shadowman" retorna este mês, com uma nova série que busca reimaginar o lado sobrenatural do Universo Valiant.

Estreando em 28 de abril, Shadowman #1, do escritor Cullen Bunn e do desenhista Jon Davis-Hunt, revela sua afinidade mútua com o terror nesta jornada sombria pelo lado demoníaco do universo Valiant. Escrito como uma série de histórias de terror independentes em cada edição, Bunn revelou ao Newsarama que eles estão "construindo uma nova mitologia em torno de Deadside".

Essa construção começa com uma reformulação dramática do antigo vilão do Homem das Sombras, Baron Samedi, como um contraponto inexpressivo ao herói.

Newsarama conversou com Bunn e Davis-Hunt sobre esta nova série, sua reformulação do lado sobrenatural do Universo Valiant e o que eles esperam dar aos fãs de "Shadowman" a partir de 28 de abril.






































Newsarama: Cullen, você é um dos escritores de quadrinhos de terror mais prolíficos da atualidade. Então diga-nos, como você faz uma boa história em quadrinhos de terror começando na primeira página? Como você fez isso com Shadowman?

Cullen Bunn: Um bom conto de terror é, claro, sobre os personagens e os desafios terríveis que eles enfrentam. Uma das coisas que apresentam algumas oportunidades diferentes para o Homem das Sombras (Shadowman) como personagem é que ele não sente medo. A sombra loa que dá a ele seus poderes impede isso.

Então, os leitores podem ter medo por Shadowman, mas eles não sentirão medo através de seus olhos. Com esta HQ, então, eu queria me concentrar primeiro em construir um clima com aquelas páginas iniciais. Eu queria estabelecer a ideia de que algo... algo sujo está borbulhando bem sob nossos pés... que pode se derramar a qualquer momento.

O que vemos, ouvimos e sentimos é apenas uma ilusão. Estabelecemos isso imediatamente. A esperança é fazer o leitor sentir uma sensação de desconforto com o que eles podem confiar em termos de como uma história do Homem das Sombras vai se desenrolar.



































































































































Newrama: Muito da história de fundo do Shadowman vem da mitologia vodu. Quantas pesquisas sobre essas histórias e lendas você fez antes de escrever esta HQ?

Bunn: Bem, eu tinha feito muitas pesquisas sobre vodu quando escrevi Punk Mambo, então pude me apoiar em um pouco disso. Quando digo "o bastante", quero dizer que fiz apenas o suficiente para me tornar perigoso. Punk Mambo não pretendia ser uma visão do mundo real do vodu... porque não é o mundo real. É um universo cômico com super-heróis e tal.

Com Shadowman, o aspecto vodu é importante. Afinal, é daí que vêm seus poderes. Ele tem o loa da morte por perto. Mas o mais importante para esta HQ é o lado sobrenatural da Valiant. Em particular, o Deadside. E isso engloba muitos elementos místicos e mitológicos que não são derivados do vodu. Na verdade, estamos construindo uma nova mitologia em torno de Deadside. Então, com uma boa quantidade de pesquisa vodu, mas focada no vodu do Universo Valiant, e eu usei isso como trampolim para algo novo.

Newrama: Jon, você está projetando muitas criaturas de Deadside. Qual é o seu modo de pensar ao criar essas criaturas? Existe um aspecto visual que une todos os moradores de Deadside?

Jon Davis-Hunt: O ponto de partida, mais uma vez, virá de Cullen, embora tenda a ser apenas na forma de uma lista de coisas, todas juntas! Ele vai ficar tipo 'é como uma hiena, encontrando uma águia e encontrando uma mosca doméstica, só que enorme'. Na verdade, ele fornece um pouco mais de detalhes do que isso. :)

Eu pego os elementos que ele descreve e depois começo a brincar com eles.

Existem alguns temas unificadores, no entanto. Eu queria que todos os monstros parecessem "antigos", então há muita repetição de bandagens e runas e também elementos onde seus corpos apodreceram ligeiramente, ou onde órgãos internos e ossos aparecem através da pele.

No entanto, cada história do quadrinho pretende ser também uma história de 'terror' autônoma, então eu queria que cada monstro se sentisse único visualmente e isso é feito certificando-se de que seu tamanho geral e silhueta variam de edição para edição, para torná-la interessante. E também, para se adequar ao subgênero específico de terror para essa edição.






































Newrama: Um dos designs de personagens mais interessantes nesta HQ tem que ser Baron Samedi, um vilão de Shadowman visto anteriormente, mas agora um (potencial?) Aliado. Você poderia nos dar algumas informações dos bastidores sobre como projetar esse personagem?

Davis-Hunt: Sim, ele foi um dos primeiros personagens que projetei, logo depois de trabalhar com Jack em suas formas humana e de Shadowman.

Eu já tinha pensado muito na musicalidade de Jack quando o desenhei e tinha aquele show em suas roupas, então eu queria fazer algo parecido com Baron e muito rapidamente, decidi por uma espécie de vibração Jimi Hendrix. Cullen o escreve na HQ como uma espécie de contraste e companheiro para Jack, mas por ele ser essencialmente, apenas um esqueleto, é difícil fazê-lo expressar muita emoção, particularmente apenas em seu rosto.






































Eu inicialmente brinquei com seu rosto parecido com uma caveira se movendo muito mais e meio que se contorcendo, para formar diferentes expressões, mas isso pareceu um pouco engraçado para o tom do quadrinho. Em vez disso, achei que seria mais legal manter o crânio perfeitamente inanimado, como um crânio de verdade, e então apenas usar mudanças de luz e sombra, para meio que alterar a expressão, que é muito mais assustadora.

Também é brilhante quando você precisa dele apenas para olhar inexpressivo. Mas para ajudá-lo a expressar emoção suficiente, eu realmente aumentei a maneira como ele se expressa com as mãos e sua linguagem corporal geral. Ele é um personagem quase teatral, o que novamente influenciado pelo figurino e aqueles elementos, todos juntos, o tornam muito divertido de desenhar.

Newrama: Outro visual que realmente se destaca nesta HQ é a arma característica de Shadowman, a Shadow Scythe (Foice das Sombras). Você poderia falar sobre o que inspirou seu design para esta arma de movimento fluido, tipo trippy (efeito produzido por uma droga alucinógena)?

Davis-Hunt: A ideia inicial veio totalmente de Cullen. Ele descreveu a arma como "se formando nas sombras ao seu redor", então instantaneamente, me fez pensar em fumaça, meio que se solidificando. Eu brinquei com diferentes técnicas para desenhar isso e fazer com que parecesse legal, enquanto também me encaixava na renderização da HQ.






































Eu tentei algumas idéias e até experimentei tinta e tinta, mas meio que fez a arma parecer separada das outras sombras na cena. Então, enquanto eu estava desenhando em uma miniatura, eu meio que rabisquei um pouco de fumaça hachurada na borda de um script e isso meio que funcionou, então eu desenvolvi mais a partir daí.

É surpreendentemente divertido de renderizar (embora consuma um pouco de tempo). A lâmina também evoluiu com o tempo, o que foi uma sugestão de Heather. Acho que a primeira lâmina que desenhei era bem simples e reta, enquanto a lâmina agora é um pouco mais ornamentada e de aparência letal. A forma como a arma pode então evoluir (como quando se transforma em um chicote quase serrilhado) vem direto de Cullen.

Newsarama: Embora essa história seja claramente de terror, ela se passa nos mitos da Valiant, que é um universo de super-heróis. Quais são alguns dos desafios e liberdades para contar um conto de terror ambientado em um cenário de super-heróis?

Bunn: Acho que a combinação de terror e super-heróis ajuda a tornar a história muito acessível. Certamente há alguns momentos sombrios aqui, mas Shadowman é um herói de ação. Ele bate no ranho de monstros. Isso evita que as coisas fiquem pesadas demais, eu acho. Mesmo que estejamos explorando alguns conceitos e temas obscuros, Shadowman está lá para ajudar o leitor através disso.






































Newrama: Jon, esta certamente não é sua primeira experiência com quadrinhos de terror. Junto com Gail Simone, você criou Clean Room em 2014. Que aspecto dos quadrinhos de terror que vimos em Clean Room está presente em Shadowman?

Davis-Hunt: Eu tentei dar a Shadowman um tom diferente de Clean Room, que era mais deliberadamente clínico, frio e bem, 'limpo' realmente.

Shadowman é mais corajoso, mais terreno e mais cinético do que Clean Room, eu acho, embora compartilhe meu amor pelos detalhes e eles são provavelmente, igualmente horripilantes.

Tive muita sorte de trabalhar com Gail e Shelly Bond em Clean Room e poder investir no quadrinho um estilo visual forte que senti que funcionou com o roteiro, e Cullen e Heather me permitiram fazer o mesmo aqui, embora eu ache tomou uma direção ligeiramente diferente.

Clean Room era um horror durante o dia. Isso é muito, o que acontece depois de escurecer.

Newsarama: Cullen, você recentemente comemorou 10 anos como escritor de quadrinhos em tempo integral, uma ocasião que você cunhou online como o aniversário de 10 anos de Cullen Bunn nos quadrinhos, como você acha que vai olhar para trás em sua jornada com Shadowman?

Bunn: Bem, quem pode dizer? Embora já estejamos nisso há um certo tempo, ainda estamos no início do processo com esta HQ. Gosto de pensar que vou olhar para trás com muito carinho. Até agora, tem sido uma situação da Valiant e minha editora Heather Antos me trouxe para esse quadrinho para "fazer o que eu faço" e então eles nem piscaram quando eu fiz isso. Esse tipo de confiança significa muito para mim. E esta HQ também.






































Newsarama: Esta última pergunta é para vocês dois: Shadowman existe há quase 30 anos. Quais aspectos das versões mais antigas desse personagem você está mais animado para trazer para sua última série?

Bunn: Eu estava trabalhando em uma loja de quadrinhos quando Shadowman apareceu pela primeira vez, e eu me lembro da empolgação em torno do personagem. Eu gostaria de canalizar um pouco disso para este título. Este é um tipo diferente de HQ. O que quer que você esteja esperando, isso vai surpreendê-lo. E acho que as pessoas que dão uma chance vão adorar.

Davis-Hunt: É um tremendo privilégio poder trabalhar em um personagem com tanta herança e poder (espero) aumentar sua rica tradição existente.






































Shadowman #1 sera lançado em 28 de abril nas lojas de quadrinhos e nas plataformas digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.